Como e por que incorporar automação residencial a projetos de arquitetura

Entenda por que arquitetos devem saber integrar soluções inteligentes a seus projetos e valorizar a casa de seus clientes com automação residencial
Como e por que incorporar automação residencial a projetos de arquitetura
Kosten-haus , 08/09/2021

A automação residencial é uma tecnologia cada vez mais presente no dia a dia nos brasileiros e um mercado em crescimento no nosso país.

E, se existe um profissional que precisa ficar de olho nessa tendência, é o arquiteto. Isso porque a arquitetura pode tanto facilitar quanto dificultar a integração de dispositivos, uma característica central da automação.

A união entre ambos os projetos, ou seja, o projeto arquitetônico e o projeto de automação residencial, é sempre muito bem-vinda para proporcionar o melhor resultado ao cliente: uma casa que é tanto eficiente e prática quanto bonita e confortável.

Por exemplo, você sabia que o melhor momento para se instalar um sistema de automação é na fase de construção de uma casa ou prédio? Caso contrário, uma reforma será necessária.

Planejar a melhor infraestrutura de automação aliada à planta da casa é a melhor saída para otimizar a vida dos moradores.

Saiba como você pode integrar automação residencial a seus projetos de arquitetura, e quais são as principais vantagens dessa tecnologia para a casa ou para o negócio de seus clientes:

 

Automação residencial para arquitetos

Existem muitos motivos pelos quais todo profissional de arquitetura deveria conhecer e estar por dentro da automação residencial, mas o principal é provavelmente a credibilidade.

Casas inteligentes são uma realidade. Não só a automação já faz parte da vida de muitas pessoas, como a demanda por tecnologia integrada ao dia a dia deve aumentar com a recente popularização de dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT).

Sendo assim, é provável que alguns clientes lhe peçam projetos com automação residencial ou predial. Se você não souber nada a respeito, é grande a chance de perdê-los.

Mais do que isso, no entanto, não é nada legal que um profissional esteja desatualizado de tendências importantes como essa.

Arquitetos que entendem do assunto podem não só ser mais procurados, como também oferecer soluções inteligentes a seus clientes antes mesmo de eles se darem conta de suas inúmeras possibilidades.

 

Como integrar soluções de automação a um projeto de arquitetura

Geralmente, o arquiteto funciona como ponte entre o cliente e a empresa de automação.

Os profissionais podem analisar os desejos e necessidades do cliente e bolar um projeto em conjunto que atenda bem aos seus requisitos.

Se o arquiteto tiver noção de como funciona a automação residencial, com certeza se tornará uma peça essencial no planejamento da construção, tornando-a preparada para incorporar as facilidades tecnológicas.

Por exemplo, uma vez que o projeto de automação envolve muitas vezes o projeto elétrico da casa, além de exigir espaço para a instalação de equipamentos e sistemas, o arquiteto precisa levar isso em conta já na fase de idealização.

Se isso não acontecer, será necessário mexer na estrutura da casa depois de pronta, gerando custos e perda de tempo.

Além disso, ao considerar a automatização da casa, o arquiteto pode criar soluções esteticamente interessantes para a incorporação da tecnologia, valorizando tanto seu projeto quanto o próprio imóvel.

Entre outras coisas, o arquiteto pode:

  • Criar uma decoração que permita o melhor uso de equipamentos como TVs, projetores, home theater, som ambiente etc.;
  • Planejar diferentes ambientes pensando na sua função, como uma área gourmet com som ambiente, uma sala dedicada à cinema, uma sauna automatizada etc.;
  • Criar um projeto de iluminação pensando nos esquemas de luzes possíveis com a automação;
  • Sugerir soluções como caixas acústicas embutidas ou revestimentos que respeitem o projeto de automação, quando necessário.

Automação residencial para arquitetos: como integrar soluções inteligentes no projeto

Vale lembrar que o arquiteto não precisa saber termos técnicos, nem mesmo orientar o projeto elétrico – isso quem faz é a empresa de automação.

No entanto, desconhecer a tecnologia pode fazer com que o profissional crie um projeto que não valoriza a automação ou, pior ainda, que a atrapalhe.

Por exemplo, integrar a sala de TV à sala de jantar pode não ser ideal para a hora do cinema. O ambiente maior exigirá um planejamento acústico diferente, além de perturbar o uso de ambos os cômodos ao mesmo tempo – filme e jantar exigem iluminação e som diferentes, não é mesmo?

O interessante é que o arquiteto saiba projetar os ambientes otimizando seu uso para as características da automação que o cliente deseja ter em sua casa.

 

Por que fazer projetos arquitetônicos com automação

A automação residencial tem diversos benefícios, desde mais praticidade e comodidade até maior segurança, economia de energia, sustentabilidade e inovação.

Se você está projetando edifícios, a automação predial pode ser ainda mais importante. Sua capacidade de diminuir o consumo de água e energia, a necessidade de manutenção e o desperdício já foi reconhecido pelos principais selos ambientais de construção civil, sendo requisito para certificações como o LEED.

Há ainda outro quesito muito importante a ser considerado: a acessibilidade. A automação pode tornar uma casa ou prédio muito mais acessível para pessoas idosas e deficientes.

Por exemplo, pessoas com mobilidade reduzida podem controlar toda a sua casa utilizando apenas um smartphone ou comando de voz, o que lhe oferece muito mais autonomia. 

A automação pode ser também uma aliada em tempos como o atual, em que vivemos uma pandemia de Covid-19. Entre outras coisas, ela colabora com a contenção do vírus ao evitar que as pessoas toquem em dispositivos ou equipamentos compartilhados, desde interruptores e controles até cortinas, janelas, equipamentos de áudio e vídeo etc.

E, é claro, não podemos esquecer da parte estética. A automação residencial possibilita a criação de cenas especiais que podem ser acionadas com apenas um toque, clique ou comando de voz.

Todo arquiteto sabe que um bom esquema de luzes pode fazer toda a diferença em um ambiente. No entanto, para os moradores da casa, pode ser trabalhoso usar a iluminação de uma forma diferente da convencional.

Com a automação, é possível criar configurações variadas acionáveis a um clique ou comando de voz de distância. Isso torna sua utilização muito mais provável, o que valoriza o imóvel e o projeto arquitetônico.

Arquitetura e automação residencial: por que você deve integrar automação ao projeto

 

Dicas para ficar por dentro da automação

Se você é arquiteto e não entende nada de automação residencial e predial, pode seguir essas dicas para ficar por dentro das tendências:

 

Visite feiras e show rooms

Fazer um bom projeto arquitetônico integrado à automação residencial é praticamente impossível se você nunca viu a tecnologia em ação.

A boa notícia é que você não precisa ter automação na sua casa para isso (se optar por ter, corre um enorme risco de nunca mais querer ficar sem).

Uma maneira de entrar em contato com a tecnologia é visitando feiras, exposições e show rooms de empresas para conhecer as principais soluções e entender seus potenciais de uso.

 

Faça parcerias com empresas de automação confiáveis

Um arquiteto nunca trabalha sozinho para criar um projeto com automação; sempre faz isso em parceria com uma empesa especializada.

É muito importante que você tenha contato com uma empresa idônea, que tenha um bom tempo de mercado, que trabalhe com marcas renomadas, que tenha profissionais experientes etc. Assim, você sabe que está oferecendo ao seu cliente o melhor projeto possível.

Além disso, será mais fácil coordenar esforços com uma equipe a qual você já conhece e confia.

Quer saber mais sobre automação? Fale conosco ou venha conhecer nosso show room! Nós podemos te ajudar a criar projetos incríveis, com muito conforto e tecnologia!
Automação Residencial

Comentários

Siga

Inscreva-se

Adicione seu e-mail aqui e receba as
novidades Kosten-haus em primeira mão.

Fale conosco

Preencha esse formulário e
em breve entraremos em contato

Formulário